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27/11/2013

Tutorial Zmodeler 2.8

Programas que serão usados : Txd workshop ZModeler 2.1 Paint ou o Photoshop cs3 .

Baixe: um carro desbloqueado, ou desbloqueie ele.
se não souber clique → aqui ← para baixar o programa para desbloquear e aprender a desbloquear-lo.

1° Passo Feito isso você vai extrair o dff e o txd do carro numa pasta qualquer.
 Feito isso, você abre o txd do carro com o TXD WorkShopO txd tem todas as textura do carro.

 O que é textura? São as fotos que marcam o carro como um motor, um painel e assim por diante.
Caso não haja textura a peça fica branca, ele da a cor das peças e define o desenho. Logo mostro como texturizar uma peça.

Você abre o txd do carro clicando em open txd, Depois extraia as fotos que esta dentro clicando em Export e logo depois em Export all textures to bitmaps pode ser em PNG ou TGA mais ta tudo bem qualquer um deces...Logo isso, ele irá pedir o local onde você quer que salve as imagens, escolha a pasta onde está o dff e o txd do carro.

Após isso abra com o TXD WorkShop o arquivo vehicle.txd que fica na pasta: 
→ C:\Arquivos de programas\Rockstar games\GTA San Andreas\models\generic.

Faça a mesma coisa. Extraia as imagens na pasta do carro também. 
O vehicle é a texturas dos faróis e algumas peças do carro. Por isso se você não extrai-la, vai fica branco.

Agora vamos abrir o zModeler
2º Passo: Abrindo o ZModeler, vá em File e clique na opção Import. Vá até a pasta do carro que quer modificar e ache o arquivo dff. Após seleciona-lo abrirá outras opções novas na parte de baixo, e na opção Preferable Textures selecione a opção BMP. Após isso abra o arquivo clicando em Open.

Obs: Caso você selecione o dff do carro e a opção Open estiver fechada, significa que este carro está bloqueado e não poderá ser alterado.
O carro abrirá no programa Veja que na lateral esquerda tem um painel de controle com algumas opções cada numero e uma coisa vejamos :
1. Serve para juntar duas peças em uma só.
2. Serve para deletar. (É mais facil selecionar e apertar Delete no teclado)
3. Serve para mover as peças para qualquer lado.
4. Serve para girar as peças.
5. Serve para aumentar a peça ou esticar.
Você pode testar cada uma dessas opções, são as mais importantes. 
As outras vocês vão aprendendo sozinhos com o tempo.
3º Passo: Trocando de Peça Para começar a editar o carro você tem que começar a editar coisas fáceis ate pegar a prática. 

Comece trocando uma roda por exemplo.
Exemplo : Rodas No quadrinho branco ao lado do nome do carro desabilite a opção fazendo o carro sumir da área de trabalho.
 Após isso, você ira fazer o mesmo procedimento que fez para abrir este carro com o outro carro que você quer pegar a roda e ache a roda do carro "wheel_rf_dummy" . 
Abre ele clicando no + e arraste a roda (wheel_rf) ou (Wheel) para fora Depois vá no nome do carro e aperte o + para deixar normal. 
Após isso, você clica com o botão direito em cima do nome do carro que você pegou a roda, vá na opção Edit e clique em Delete deixando só a nova roda aparecendo na área de trabalho.

Ache dentro a roda antiga abrindo o carro ali no + e delete
Agora Habilite novamente o quadradinho branco para voltar a aparecer o carro na área de trabalho, você verá seu carro já com a roda nova. 

Agora araste a roda que você colocou la para dentro onde estava a antiga roda que você deletou. Pronto ela já ta no carro definitivamente.Mais e agora a roda fico torta!,

 O que eu faço?

E só usar a ferramenta move.
Primeira coisa clique em Move quando a peça ficar Azul. você pode move-la. 

Você tem que mover certinho a roda no centro, para explicar melhor tem uns quadradinhos verde (dummiy).
Eles comandam a peça. Se ela não tiver no lugar, ele vai ficar torto então ele que comanda o lugar certo, tipo na foto abaixo. 

O quadradinho verde tem que ficar certinho no meio da roda.
As cameras da area de trabalho...No ZModeler, cada quadro onde aparece o carro tem uma opção no canto direito de cima em negrito

Aquela opção corresponde a câmera em questão .3D: Essa câmera é apenas para olhar o carro.
 Como vai/está ficando. Front: Essa câmera é fixa, não se mexe Left: Essa câmera também não se mexe.Top: Também não se mexe. Back: Não se mexe. Right: Não se mexe. Botton: Não se mexe. 

User: Serve para texturizar o carro. Perspective: A melhor em questão. Mexe para qualquer lado igual a 3D e altera as peças também. 

Agora voltando na roda, bom tudo certo, agora é só exportar o carro. Vá em File e clique na opção Export. terá algumas Funções a mais além de exportar como bloquear o dff.
1. Exportar.
2. Escolher onde vai salvar o dff.
3. sempre salve o carro com o mesmo nome original, como era savanna salve em savanna. Se não, da erro no jogo. 
4. Escolha a opção GTA San andreas.DFF
5. Em DFF Version selecione San Andreas
6. Ignore esta opção.
7. Clique em Export para finalizar e salvar Agente vai ter que remontar o txd se não a roda fica  branca 

4 Passo: remontando o txd 
Abra o txd do carro novamente no TXD WorkShop. 

"Agora vamos adicionar as rodas que você colocou no seu novo carro." Vá na opção Image e clique em New .Vai abrir um quadro de opções chamado New image. Nela você vai selecionar a opção 32 BPP como na imagem abaixo.
Você vai notar que vai aparecer uma nova imagem (32 BPP) junto das imagens do txd (numero 2 da imagem abaixo ) Selecione ela e clique lá em cima na opção Import (numero 1 da imagem abaixo

Após isso vá na pasta do carro onde você pegou a roda nova e pegue a textura da roda (numero 4 da imagem abaixo ) Marque bem o nome da textura, se possível, copie este nome
 (numero 6 da imagem abaixo )
Depois clique em abrir. Você ira notar que a textura que você importou substituiu a imagem do 32 BPP que havia ali Dê dois cliques na nova textura (numero 1 da imagem abaixo ).
Vai abrir uma caixa de texto chamada Image Proprties.
 Na opção Name, cole o nome da textura que você copiou (numero 2 da imagem abaixo), marque a opção Compressed e dê OK (numero 3 e 4 da imagem abaixo
Pronto agora e só clicar na opção save txd (numero 5 da imagem abaixo)

Pronto seu carro já esta instalado no jogo e feito!
espero que aprendam porque deu trabalho pra montar o tutorial !!!
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